Pra quem quiser me visitar....
  • Mercados no Peru: Surquillo, em Lima, e San Pedro, em Cusco
  • Tordesilhas: o Brasil de Mara Salles
  • Zécutivo, o almoço executivo do Attimo: das melhores relações custo-benefício em São Paulo
  • Senzo: a morada de Virgilio Martínez em Cusco
  • Restaurante O Paparico, no Porto
  • De volta ao Esquina Mocotó: a nova casa do chef Rodrigo Oliveira
  • De volta ao Arturito
  • O poético Mercado do Bolhão, no Porto
  • The White Rabbit, em Santiago
Terça, 08 Abril 2014

Casa de Tereza, em Salvador

Casa de Tereza Salvador

Como disse no post anterior, minha experiência no Casa de Tereza não foi tão feliz como havia sido meu jantar no restaurante de Tereza Paim na Praia do Forte. Eu seria injusta se dissesse que comi mal ali, mas também não posso dizer que tenha me entusiasmado. Nem deixar de observar que ambiente e serviço colaboraram pra comprometer a noite. Talvez tenham até mesmo turvado minha percepção da comida. Afinal, o grau de satisfação com uma refeição envolve fatores que extrapolam o que está no prato.

O serviço confuso, extremamente lento e profundamente ruidoso, contribuiu pra arruinar o ritmo do meu jantar. Quanto ao ambiente, confesso que me soou inadequada a música ao vivo no salão. Talvez lhes pareça ranzinice minha, mas eu observava as bandejas de moquecas e bobós circulando ao som de um pianista tocando “My Way” e me perguntava se não havia alguma desconexão naquela cena.

Dito isso, vamos à cozinha.

Cogitamos revisitar a ótima moqueca que havíamos comido no Terreiro Bahia no dia anterior (os cardápios das duas casas têm muito em comum), mas acabamos decidindo experimentar outras coisas.

O couvert trazia beijus, biscoitos de polvilho e manteiga. Com ele, ótimas farinhas e pimentas que nos acompanharam ao longo de todo o jantar.

Casa de Tereza Salvador

Casa de Tereza Salvador

As telhas de beijus com gratinado de siri não eram más, mas não chegavam a ser boas.

Casa de Tereza Salvador

No quesito frituras, o bolinho intitulado “Negão”, embora um pouco pesado, era muito gostoso: massa de feijão e recheio feito das carnes do feijão processadas com pedacinhos de couve.

Casa de tereza

As lascas de carne de fumeiro eram muito saborosas, mas o caramelo de laranja, doce demais, comprometia o equilíbrio do prato.

Casa de tereza

A maior satisfação da noite veio com o impecável escondidinho de batata baroa com fumeiro. O creme, amanteigado, era um veludo. O recheio, uma delícia. Quase pedi bis.

Casa de tereza

Considero voltar ao Casa de Tereza numa próxima visita a Salvador. Quem sabe, experimentar seu menu degustação da cozinha de santo, que me pareceu interessante. Só torço pra não encontrar os mesmo problemas.

 

Casa de Tereza - Rua Odilon Santos, 45 - Rio Vermelho – Salvador

http://www.casadetereza.com.br/

Segunda, 31 Março 2014

Terreiro Bahia, a casa de Tereza Paim na Praia do Forte

Terreiro Bahia

Tinha apenas um jantar na Praia do Forte. Naturalmente, minha escolha não poderia recair em outro lugar que não a casa da chef Tereza Paim, que ostenta a fama de melhor restaurante da vila.

Me acomodei na varanda, onde a brisa anunciava a noite ideal pra eu saciar minha fome de Bahia com doses generosas de farinha e pimenta.

Começamos com bons bolinhos de moqueca e um pudim de siri ainda melhor.

Terreiro Bahia

Terreiro Bahia

Seguimos com a moqueca de beijupirá, camarão, polvo e banana da terra. O peixe e os frutos do mar pediam menos tempo de fogo, mas, ainda assim, a moqueca estava muito saborosa - o caldo era de comer às colheradas.

Terreiro Bahia

Vinha na companhia de arroz, farofa e um delicioso pirão, mais cremoso que o de costume. Segundo o garçom, além da farinha e do caldo da moqueca, o pirão de Tereza leva leite de coco. Talvez ele, mais do que a própria moqueca, tenha sido a estrela do jantar.

Terreiro Bahia

Nosso fôlego ameaçava não chegar à sobremesa, mas havia quindim no cardápio e eu não pude evitar.

Terreiro Bahia

Com a feliz experiência na memória, na noite seguinte, eu tomaria o rumo do restaurante que a chef inaugurou recentemente em Salvador, o Casa de Tereza. No entanto, ali, as coisas seriam um pouco diferentes. Mas isso é assunto pra outro post.

 

Terreiro Bahia – Avenida ACM, s/n, Praia do Forte, Bahia

http://www.terreirobahia.com.br/

 

© 2012 Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados - Design de Branca Escobar

Envie para um amigo:

*
*

Fale comigo:

*

Assinar Newsletter:

Remover email: