Pra quem quiser me visitar....
  • Provence: o mercado de Saint-Rémy
  • A hora do chá no Le Meurice, em Paris
  • Berlim, de bocado em bocado
  • “Redefinindo Sustentabilidade”: Parabere Forum chega à terceira edição debatendo a igualdade de gênero na gastronomia
  • Lenha no fogão: comida e memória no sul de Minas Gerais
  • Fazenda do Serrote: refúgio na divisa entre Rio e Minas Gerais
  • Restaurante Roberta Sudbrack fecha as portas no Rio de Janeiro: o fim pode ser uma ponte?
  • Padaria da Esquina, a nova casa de Vitor Sobral em São Paulo: minhas impressões
  • The Slow Bakery, o café
Terça, 14 Junho 2016

O café da manhã da Pousada Capim Santo, em Trancoso

Pousada Capim Santo

Acordar na Capim Santo é das melhores coisas que alguém pode fazer em Trancoso. Não só porque a pousada guarda a alma de vilarejo que a exploração turística há muito tenta solapar, mas porque serve o que é provavelmente o melhor café da manhã da região. Uma seleção de bocados que merecem ser saboreados com aquela falta de pressa que só é possível quando se está na Bahia.

Pousada Capim Santo

Sucos, tapiocas, panquecas, bolos, bolinhos de estudante e até empadas. A queijadinha e o bom-bocado de milho verde merecem particular menção: receitas simples, sem mistério, dessas capazes de nos devolver à infância.

Pousada Capim Santo

Pousada Capim Santo

Pousada Capim Santo

Na manhã de despedida de minha mais recente visita a Trancoso, pensei como seria bom despertar com aquele café todos os dias. Logo repensei. Bobagem. É justamente isso que tem tirado muito da graça da experiência de comer fora ultimamente: o empenho dos ditos foodies em fazer de todo café da manhã, todo almoço, todo jantar uma refeição especial. Se todas são especiais, é como se nenhuma fosse. 

Não, não quero o café da Capim Santo todos os dias. Deixo que ocupe o lugar da saudade, que é onde ele deve estar.

 

Pousada Capim Santo – Rua do Beco 55 – Quadrado – Trancoso

http://capimsanto.com.br/trancoso.html

Segunda, 26 Abril 2010

Capim Santo: um clássico de Trancoso

A pousada/restaurante que faz parte da história de Trancoso e presenciou o vilarejo caminhar do hippie ao chique, de certa forma, preserva sua essência. A começar pelo beco onde está localizada, digno de filme.

Na propriedade, que fica a dois passos do Quadrado, tudo é rústico e acolhedor. Árvores, muitas árvores. Bananeira, jambeiro... Os cachorros dos donos da pousada fazendo festa no café da manhã davam a impressão de se estar na casa de amigos. Enfim, simplicidade e acolhimento é a fórmula. O resultado da equação é um dos cantos mais charmosos de Trancoso, que permanece como um clássico incontornável pra quem visita o lugarejo mágico no sul da Bahia.

Mesmo quem não se hospeda ali pode usufruir dessa atmosfera. O restaurante da pousada, onde a chef Morena Leite, filha da dona, deu seus primeiros passos, é aberto ao público. Entre erros e acertos da cozinha, provei um bom badejo com cebolas caramelizadas e purê de aipim e uma deliciosa tortinha de bananas com sorvete de canela.

Mais do que o restaurante, o que acho imperdível é uma visita ao bar da piscina, que, pedindo com jeitinho, tem o acesso, eventualmente, permitido a não hóspedes.

Pra mim, é um dos melhores programas ao cair da tarde em Trancoso, horário em que a pequena piscina da Capim Santo ganha uma luz especial. Uma delícia ver a noite chegar acomodado ali, na companhia dos bons petiscos do bar.

Recomendo experimentar um dos ótimos sucos de frutas, como o de abacaxi com capim santo, limão e hortelã...

...e algumas entradas do restaurante como os bolinhos de aipim com camarão e os pastéis de queijo coalho, que vêm acompanhados de uma irresistível porção de melado.

Taí uma das coisas mais gostosas a se fazer em Trancoso. Pus em prática diariamente durante esses meus dias por lá. E já sinto saudades.

 

Capim Santo
www.capimsanto.com.br

As atualizações do blog também estão no meu twitter.

© 2012 Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados - Design de Branca Escobar

Envie para um amigo:

*
*

Fale comigo:

*

Assinar Newsletter:

Remover email: