Pra quem quiser me visitar....
  • Provence: o mercado de Saint-Rémy
  • A hora do chá no Le Meurice, em Paris
  • Berlim, de bocado em bocado
  • “Redefinindo Sustentabilidade”: Parabere Forum chega à terceira edição debatendo a igualdade de gênero na gastronomia
  • Lenha no fogão: comida e memória no sul de Minas Gerais
  • Fazenda do Serrote: refúgio na divisa entre Rio e Minas Gerais
  • Restaurante Roberta Sudbrack fecha as portas no Rio de Janeiro: o fim pode ser uma ponte?
  • Padaria da Esquina, a nova casa de Vitor Sobral em São Paulo: minhas impressões
  • The Slow Bakery, o café
Sexta, 16 Agosto 2013

No Mercado Central de Belo Horizonte

Não concebo ir a Belo Horizonte e não visitar o Mercado Central. Na última visita, tinha o tempo mais farto do que de costume, então, pude percorrer seus corredores sem urgência. Como sempre, aproveitei pra me abastecer de itens de primeira necessidade: queijo, goiabada, doce de leite, de laranja da terra. Aos primeiros sinais de fome, parei no balcão da Comercial Sabiá pra experimentar seu famoso pão de queijo recheado com pernil de porco. Dessas coisas que só Minas Gerais faz por você.

Mercado Central Belo Horizonte

Mercado Central Belo Horizonte

Andei mais um pouco. Quando a fome ameaçava se instalar novamente, tomei o rumo do boteco Casa Cheia e resolvi o problema com uma panela de canjiquinha com lombo de porco defumado, costela, linguiça e espinafre. Um prato que se basta em sua generosidade. Dispensa entrada ou sobremesa. Comida dessas que preenchem vazios que a gente nem desconfiava haver.

Mercado Central Belo Horizonte

Mercado Central Belo Horizonte

Sim, há coisas que só Minas faz por você.

Depois de uns pares de horas amolecendo os ouvidos ao som de esses prolongados, alguns pães de queijo devorados e o calor de um bom prato de canjiquinha, a gente sai se sentindo mais mineiro que a mais mineira das crias daquela terra. Tolice. Como advertia um de seus filhos mais ilustres, ninguém sabe Minas. “Só mineiros sabem. E não dizem nem a si mesmos o irrevelável segredo chamado Minas”.

 

Mercado Central - Av. Augusto de Lima 744 – Centro - Belo Horizonte

http://www.mercadocentral.com.br/

Sexta, 15 Junho 2012

No Mercado Central de Belo Horizonte

Mercado Central Belo Horizonte

Cheguei ao Mercado Central com pouco tempo e duas metas. Uma delas era me abastecer do queijo Canastra do premiado produtor Zé Mário, de São Roque. Queijo especialíssimo, que experimentei pela primeira vez no início desse ano, como contei aqui. A outra era, finalmente, conhecer a comida do famigerado bar Casa Cheia.

Já sabia que não era fácil encontrar o queijo do Zé Mário no Mercado Central, mas não podia supor que fosse tão difícil. Gastei a sola do sapato, andei de banca em banca e nada. No meio do caminho fui arrematando umas latas de goiabada Zélia – a melhor do (meu) mundo – e queijos outros: de Araxá, do Serro e mesmo de outros produtores de São Roque...

Mercado Central Belo Horizonte

Mercado Central Belo Horizonte

Mercado Central Belo Horizonte

Mas o do Zé Mário não teve jeito.

Ainda inconformada, parti pra segunda meta. Cheguei à entrada do Casa Cheia antes de meio dia. Pensei com meus botões: “não é possível que o bar já esteja lotado antes disso”. Pois a fila já ia longe. Amadora, subestimei a fama que dá nome à casa. Ainda esperei algum tempo na fila, mas tive que desistir ou perderia meu voo de volta. Saí inconsolável, mas com um bom motivo pra voltar a Belo Horizonte.

E se voltei um tantinho menos frustrada foi porque pude afogar as mágoas com o famoso pão de queijo da Diva. A cada fornada, os pãezinhos desaparecem em poucos minutos. Sueli, filha da dona Diva me garantiu que levam apenas ovos caipiras, polvilho e queijo Canastra, nada mais. Não são os melhores que já comi, mas são muito bons. Tanto que não deu pra ficar só no primeiro...

Mercado Central Belo Horizonte

Mercado Central Belo Horizonte Mercado Central Belo Horizonte

Mercado Central - Av. Augusto de Lima 744 – Centro - Belo Horizonte
http://www.mercadocentral.com.br/

 

As atualizações do blog também estão no meu twitter.

© 2012 Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados - Design de Branca Escobar

Envie para um amigo:

*
*

Fale comigo:

*

Assinar Newsletter:

Remover email: