Pra quem quiser me visitar....
  • A Casa do Porco Bar: Jefferson Rueda finalmente em casa
  • Restaurante Roberta Sudbrack fecha as portas no Rio de Janeiro: o fim pode ser uma ponte?
  • Padaria da Esquina, a nova casa de Vitor Sobral em São Paulo: minhas impressões
  • Provence: o mercado de Saint-Rémy
  • A hora do chá no Le Meurice, em Paris
  • Berlim, de bocado em bocado
  • “Redefinindo Sustentabilidade”: Parabere Forum chega à terceira edição debatendo a igualdade de gênero na gastronomia
  • Lenha no fogão: comida e memória no sul de Minas Gerais
  • Fazenda do Serrote: refúgio na divisa entre Rio e Minas Gerais
Terça, 20 Outubro 2015

Bitaca da Leste: pequena joia em Belo Horizonte

Bitaca da Leste

Tempos estranhos esses em que, mesmo nas capitais brasileiras mais devotas dos botecos, é possível atravessar dezenas de quarteirões povoados por bares sem alma, modelo de negócio que aparentemente encontra terreno propício na esterilidade das nossas metrópoles. É assim em muitos bairros do meu Rio de Janeiro. Belo Horizonte não me parece ter melhor destino. Felizmente, a esperança ressurge a cada iniciativa que contraria essa lógica, como a nos lembrar que ainda há donos de bar que gostam mais de seu ofício do que de dinheiro.

Foi isso que senti ao chegar à Bitaca da Leste, no bairro de Santa Tereza: esperança. No comando do lugar, um jovem casal disposto a investir num tipo de estabelecimento que nossas grandes cidades insistem em sufocar. Misto de mercearia e botequim, o espaço inaugurado no ano passado ostenta em suas prateleiras bons representantes do artesanato culinário de Minas Gerais: doces, queijos, farinhas. Pilotada por um dos donos (o chef Luiz Paulo Mairink), a cozinha funciona três vezes por semana: nas noites de terças e quintas e nos almoços dos sábados. No enxuto cardápio, é possível encontrar iguarias como torresmo de barriga de porco, sanduíche de linguiça, escondidinho de jiló, além dos PFs da casa.

Bitaca da Leste

Bitaca da Leste

Bitaca da Leste

Nos acomodamos no diminuto balcão e, embalados por um LP de Paulinho da Viola, tivemos uma refeição que iluminou nossa tarde e nos deixou imensa vontade de voltar. Eis o breve, mas memorável percurso.

Delicioso escondidinho de jiló com requeijão moreno de Turmalina.

Bitaca da Leste

Torresmo de barriga de porco, que é previamente assado e rapidamente finalizado na fritura, apenas o suficiente pra pururucar. Infernal.

Bitaca da Leste

Pão recheado com saborosa linguiça (de porco com páprica) e chucrute, ambos feitos ali, e ainda um naco do mesmo requeijão moreno que abrilhantou o escondidinho.

Bitaca da Leste

Pra alimentar a saudade, trouxe comigo um pouco da bitaca: pequena marmita da carne de lata de produção própria, uma beleza. Dessas coisas que me põem a pensar que preciso ir a Minas com mais frequência.

 

Bitaca da Leste – rua Salinas 2421 – Santa Tereza

https://www.facebook.com/bitacadaleste

Comentários:
em 21-10-2015
por: Fernando Gouvea
Que delicia de lugar. O mineiro aqui ficou salivando com essas delícias. Concordo plenamente com vc, cada dia fica mais difícil encontrar alguma coisa que não seja a "mesma coisa" na nossa cidade. Lá na minha terra, Juiz de Fora, tem um boteco desses. Se chama torresmo do bigode. Quando vou lá não quero outra vida.
Abraço
em 22-10-2015
por: Constance
Já ouvi falar no Bigode, Fernando. Tá na lista dos endereços que preciso conhecer em Minas.
em 28-10-2015
por: Sabrina
Sou cliente da feirinha agroecológica que acontece às quartas-feiras. Adoro este pequeno lugar. Uma semana destas, tive o prazer de visitar o meu amigo Luis, (sim, já virou amigo da família!) na quinta à noite com meu esposo e filha de quatro anos (fiel cliente do Luis). Também assentei próximo ao balcão, provamos dois diferentes pratos e ainda não consigo definir qual deles foi melhor! Além da boa comida e da boa música, fiquei encantada com a tranquilidade que o Luis domina as panelas e o fogão. Este é um lugar que vale a pena conhecer. Sucesso e prosperidade à Bitaca da Leste.
Deixe seu comentário:
© 2012 Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados - Design de Branca Escobar

Envie para um amigo:

*
*

Fale comigo:

*

Assinar Newsletter:

Remover email: