Fasano: o peso da expectativa - janeiro/2010

O restaurante Fasano é daqueles que povoam o imaginário de qualquer gourmet como o ideal de excelência que se espera presenciar em torno de uma mesa. É lugar de grandes expectativas. Vai-se esperando encontrar a perfeição, ainda que se saiba que perfeição é uma meta irrealizável. Mas que, se realizável fosse, no campo gastronômico atenderia pelo nome de Fasano.

Portanto, se um jantar no restaurante mais respeitável do Brasil transcorre um ponto que seja abaixo dessa expectativa, a decepção é maior do que seria em qualquer outro lugar. E não se pode ignorar o fato de que, além de tudo, decepcionar-se no Fasano custa, provavelmente, mais caro que decepcionar-se em qualquer outro restaurante do país. E no meu caso, o jantar esteve alguns pontos abaixo das expectativas. Mas vamos por partes...

A chegada ao salão é, de certa forma, impactante. Trata-se de um dos nossos mais elegantes restaurantes, se não o mais elegante. O serviço é cortês, discreto, eficiente. Exatamente como se espera que seja num lugar como esse.

  

Começamos com os pães e grissinis do couvert, e, logo em seguida, fomos brindados com porcini frescos, apenas refogados em azeite e ervas. Leves e perfumados, sugeriam uma noite promissora.

Contrariando aquela sensação, os gnocchi recheados com ragu de ossobuco, que adotei como primeiro prato, vieram um tom acima no sal. Porém, acreditem, seu maior inimigo não foi o sal, mas a memória dos deliciosos gnocchi dourados que comi no BottaGallo na noite anterior...

Prosseguindo, mais um deslize: o peixe de um dos companheiros de mesa passou do ponto de cozimento. E faltava sabor. Resultado: mais da metade ficou no prato.

Já a costeleta de vitela à milanesa, esta sim, estava soberba. Simplesmente, a milanesa mais perfeita que eu já pude experimentar.

Na comissão de frente das sobremesas, sorbet de figo. Só conseguia pensar que não chegava aos pés do sorbet de figo de Valinhos que me marcou no Roberta Sudbrack ano passado.

O delicado tiramisù foi, na minha opinião, a melhor das sobremesas. O mil-folhas tinha ótima massa, crocante, dourada, mas o recheio me pareceu artificial. Exemplares superiores experimentei no Quadrifoglio e no Ici Bistrô, pra citar os que me vêm à memória.

  

As mignardises também não iriam pra minha lista das melhores. Pra mim, que dou enorme valor a elas, e já experimentei algumas memoráveis, ficou faltando alguma coisa...

Enfim, para uma casa que sustenta o título de incomparável, o Fasano levou a pior diante de uma meia dúzia de rápidas comparações. E a derradeira delas: saí de lá me questionando se não se come melhor e mais barato no próprio Gero, como já me havia advertido um sábio amigo na noite anterior...

Alguém poderá reputar injustos a ranzinice das comparações e o rigor com que avaliei esse meu jantar. Poderá argumentar que os grandes também erram. Mas eu me pergunto: será que um restaurante que tem tamanhas pompa e reputação e que cobra tão caro por elas (à exceção das entradas e das massas, não há um prato sequer que custe menos de R$99,00), não perde o direito de errar?


Fasano - Rua Vittorio Fasano 88 - Jardins
www.fasano.com.br


Comentários:

Data: 04/02/2010 - Hora: 17:48:44
Nome: Constance
Email: email@naoinformado
Site: Não informado
Mensagem: É exatamente o que eu acho, Alexandre...


Data: 04/02/2010 - Hora: 16:15:36
Nome: Alexandre
Email: ale23sc@yahoo.com
Site: Não informado
Mensagem: Realmente, também já jantei no Fasano, esperando a perfeição, a conta ficou em mais de 500 reais por casal, não estava ruim, mas consegue-se igual qualidade por 200 reais. E pelo preço e mídia tinha de ser no mínimo memorável!


Data: 01/02/2010 - Hora: 23:16:26
Nome: Ligia
Email: ligiaghizi@gmail.com
Site: Não informado
Mensagem: É Constance...lamentável, e inaceitável. De que adianta tanto luxo, prestígio, mídia, se o cliente sai insatisfeito? Seria a mesma coisa que comprar um Rolls-Royce Phantom, e na primeira voltinha, o Spirit of Ecstasy caísse, e o fabricante não desse a mínima para o comprador, que teria que mandar consertar, ou ficar insatisfeito com seu carrão (carão!). Tá na hora desses profissionais repensarem seu negócio. Principalmente em tempos de crise....Bjs


Data: 01/02/2010 - Hora: 22:46:23
Nome: Constance
Email: email@naoinformado
Site: Não informado
Mensagem: Ligia, comentamos a insatisfação com o maître sim, que inclusive, tomou a iniciativa de perguntar quando viu o peixe ficar no prato. Mas ele, apesar de ser simpaticíssimo e de ter lamentado o ocorrido, não trouxe nada no lugar do peixe, que acho que é o que seria recomendável.


Data: 01/02/2010 - Hora: 18:56:13
Nome: Ligia
Email: ligiaghizi@gmail.com
Site: Não informado
Mensagem: Olá Constance! Estou de volta ao Rio, e dando uma checada no blog. Cheguei um pouco atrasada aqui nesse belo post/debate , sobre a questão do custo-benefício/qualidade e satisfação (ou se preferirem os puristas; o prazer, o encantamento do comensal), proporcionados pelos ditos restaurantes de luxo e seus restaurateurs/chefs/cozinheiros renomados. Concordo com todos vocês, apesar de que, errar é da condição humana. Mas corrigir, para a melhoria do processo é dever do fornecedor e garantia de sucesso. Gostaria de colocar minha opinião a respeito do assunto. Acredito que quem vende produtos ou serviços, deve responder pela qualidade dos mesmos e considerar o cliente como a razão do negócio. Então, se um prato não está a contento, se o tempero ficou a desejar, se o produto ficou aquém do esperado, nada mais natural e justo do que o cliente reclamar, e pedir (se a casa é boa, nem será necessário) para que seja refeito. Claro que, com uma colocação honesta, observando que aquilo não está compatível com o padrão do restaurante. Gostaria de saber, se entre seus companheiros à mesa no Fasano, alguém pediu para trocar, ou refazer algum prato? Muitas vezes, o cliente fica constrangido, meio que intimidado, pela fama do lugar e a imponência do ambiente, e não se impõe, no seu legítimo direito de cliente que está pagando e merecendo sair satisfeito. Quando o dono do emprendimento é sério e toma conhecimento de que algo não foi satisfatório, compromentendo seu nome, muitas vezes ele quer se redimir, fazendo ajustes necessários e convidando o cliente a voltar. Acredito que se o Rogério tomasse conhecimento disso, seria o primeiro a se manifestar... Aqui vale aquele velho e bom "slogan" da Sears: satisfação garantida, ou seu dinheiro de volta. Rsrs. Um grande abraço!


Data: 30/01/2010 - Hora: 01:57:48
Nome: Laila Caminha
Email: lailacaminha@gmail.com
Site: www.sweetdreams.com.br
Mensagem: Acho que perde o direito de cometer erros desse nível. Comida salgada e qualquer coisa que não seja fava de baunilha em um creme pâtissière são erros imperdoáveis para um restaurante como o Fasano.


Data: 28/01/2010 - Hora: 18:48:52
Nome: Maryanne
Email: maryanne.hotelcaliforniablog@gmail.com
Site: www.hotelcaliforniablog.wordpress.com
Mensagem: Concordo com vc, quem cobra esse valor pelos pratos nao pode errar, mesmo pq a expectativa de um cliente disposto a pagar essa fortuna pelos pratos esta nas alturas. Alias, estivemos no Pre-Catalan no final do ano e o jantar foi uma sucessao de erros, com apenas um prato que valeu ( a trilogia de foie gras). O serviço, pra la de ruim, esqueceu de nos informar quais eram os pratos do dia....


Data: 28/01/2010 - Hora: 11:46:59
Nome: Carolina Cavalcanti
Email: carolccavalcanti@gmail.com
Site: Não informado
Mensagem: Achei bem bacana o texto de hoje, sim, pois sempre visito seu blog para além de me deliciar e imaginar o gosto das comidinhas, me deliciar também com sua escrita. Não sou nenhuma especialista, estou muito longe disso, mas concordo com seu argumento final: um grande restaurante realmente não tem o direito de nos decepcionar!


Data: 27/01/2010 - Hora: 17:54:21
Nome: Joaquim
Email: email@naoinformado
Site: Não informado
Mensagem: Marcelo ,lógico que não há nenhuma relação entre o Rogério viajando e a péssima comida servida ,era uma piada,uma bobagem de fato.Eu já jantei lá com o Rogério presente e ausente ,já comi bem e comi pior ainda .O que eu sempre digo dos chamados "grandes restaurantes "brasileiros é que eles não amarram a chuteira de um grande restaurante europeu e nem americano ,a irregularidade faz parte do DNA dos nacionais e vai custar muito resolver a questão.Grave é porque o chefe estava na casa e não consegue perceber que o caldo que regava os nhoques estava salgado e que o peixe estava bem passado e inssoso.Mas vc. está certo ,paga-se por uma grife e há coisas melhores e muito mais simples ,o BottaGallo é um bom exemplo.


Data: 27/01/2010 - Hora: 17:21:03
Nome: Joao
Email: email@naoinformado
Site: Não informado
Mensagem: Todo restaurante tem o direito de errar, mas por este preço o aceitável são pequenos deslizes, e pelo relato o restaurante errou bem além do direito que tinha, por isso prefiro restaurantes mais simples nos quais vou sem grandes expectativas e vez ou outra tenho uma boa surpresa, o nível da alta gastronomia do Brasil ainda está muito abaixo do encontrado nos melhores restaurantes da Europa (comparando o "top do top" nos dois lugares), mas os preços infelizmente nem tão abaixo.


Data: 27/01/2010 - Hora: 15:35:13
Nome: Marcelo
Email: marcelo@cronicas.taillevent.nom.br
Site: www.cronicas.taillevent.nom.br
Mensagem: Acho que de qq. forma vc deve dar outra chance ao Fasano... abs


Data: 27/01/2010 - Hora: 14:07:14
Nome: Constance
Email: email@naoinformado
Site: Não informado
Mensagem: Não, também não vejo nenhuma relação com a ausência do Rogério, imagina... Quem rege a cozinha é o Salvatore e ele estava lá sim. Fui conferir isso com meus próprios olhos...


Data: 27/01/2010 - Hora: 14:03:16
Nome: Marcelo
Email: marcelo@cronicas.taillevent.nom.br
Site: www.cronicas.taillevent.nom.br
Mensagem: O Fasano é um grande restaurante, mas o excesso de expectativa atrapalha mesmo...na realidade vc pagará mais pelo luxo & serviço no Fasano que por uma grande superioridade da cozinha em relação ao Gero. O direito de errar diminui com os preços, mas não seria justo não conceder este direito a certos restaurantes, um radicalismo... Jantei lá 2 vezes em grandes momentos do restaurante, achei irretocável, uma pena ler seu testemunho. Essa coisa do Rogério Fasano estar passeando é bobagem, a posição dele exige isso; prefiro acreditar que Salvatore Loi não estava na cozinha!


Data: 27/01/2010 - Hora: 12:52:19
Nome: Joaquim
Email: email@naoinformado
Site: Não informado
Mensagem: Constance ,sim, o Fasano perdeu o direito de errar ,principalmente quando os erros são de execução.Quando se reduz em demasia um caldo ,ele corre o risco de ficar salgado e o motivo é óbvio ,o sal vai se concentrando.Qualquer amador sabe que o segredo de um bom peixe é o seu ponto e não o que o acompanha .É preferível um peixe cru ,e a comida japonesa está aí para comprovar ,do que um peixe bem passado.A costeleta de vitela do Fasano sempre foi o seu ponto forte,mas a do Gero também é perfeita e sinceramente ,é muito pouco para um restaurante do porte do Fasano acertar apenas na costeleta,ainda mais servida sem o risoto pedido.O sorvete de figo estava com cristais de gelo e o mil folhas , seu recheio parecia um quejo chedar açucarado.O acompanhante que pediu o peixe, só não morreu de fome porque comeu porções de costela gentilmente cedida pelos outros comensais.Enquanto o Rogério passeia pela Europa ,o chefe não exerce sua função mais básica ,provar os pratos antes que eles sejam servidos .É a vingança proletária,desonrar o bom nome do patrão.


Data: 27/01/2010 - Hora: 11:59:46
Nome: Mari Campos
Email: pelomundo.blog@gmail.com
Site: www.pelo-mundo.blogspot.com
Mensagem: Tambem acho que errar todo mundo erra; mas dando-se ao luxo de cobrar o que cobra, o direito de errar fica reduzidissimo. E, dadas as expectativas, os deslizes parecem maiores ainda, nao?


Data: 27/01/2010 - Hora: 11:59:07
Nome: diogo
Email: diogocs@terra.com.br
Site: www.destemperados.com
Mensagem: perde. perde total. mto bem escrito constance! bjo.


Data: 27/01/2010 - Hora: 11:58:51
Nome: Bergamo
Email: chefbergamo@hotmail.com
Site: http://blogdobergamo.blogspot.com/
Mensagem: Olá Constance, Acho que grandes expectativas interferem muito em nossa capacidade gustativa. Mas, seu amigo está certíssimo, come-se maravilhosamente bem em outras casas mais baratas. Vide BottaGallo. Abraços, Bergamo