O quão longe vale a pena ir, em busca do melhor queijo? Pra uma apaixonada como eu, nenhuma distância é longa demais. Depois de uma dezena de horas pra vencer um oceano e mais um par delas no trem que me levou de Paris a Estrasburgo, ainda seria preciso percorrer uma hora e meia de estrada até à miúda Vieux-Ferrette, aonde só se chega de carro. Perdido no sul da Alsácia, o vilarejo é morada do affineur que é por muitos considerado o melhor da França – talvez do mundo: Bernard Antony, sujeito de cujas mãos saem os queijos servidos por chefs como Pierre Gagnaire, Alain Passard e Alain Ducasse em seus restaurantes.
Minha intenção era participar da Cérémonie des Fromages, uma degustação conduzida por Antony em torno de algumas dezenas de tipos de queijos, selecionados por famílias e sabores e harmonizados com vinhos de sua própria cave. Quando soube que não aconteceria nas últimas semanas de dezembro, acomodei minha frustração e fiz reserva pra experimentar o prato de queijos, uma seleção feita pela casa diariamente, disponível na pequena sala de degustação anexa à fromagerie.
Um percurso que parte de notas mais sutis como as de um soberbo queijo feito com leite de ovelhas de Albi – descobri que a cidade deu ao mundo mais do que o gênio de Toulouse-Lautrec – a sabores mais pungentes, como o do Coulommiers. Os dois, aliás, figuraram entre meus favoritos naquele prato, junto ao Munster e ao Beaufort.
Mas a grande estrela do almoço veio em seguida, um Comté vieux, resultado de quatro – sim, quatro – anos de affinage. Raro – é dificílimo encontrar um Comté com maturação tão longa – e especialíssimo. Obra de quem entende que as melhores coisas da vida demandam tempo. Por ele, eu percorreria todo o caminho até Vieux-Ferrette novamente.
Tive oportunidade de trocar algumas palavras com Antony, que achou graça quando lhe perguntei qual seria, entre tantos queijos que habitam suas caves, o seu favorito. Com tremenda naturalidade, respondeu: “Não sei se posso eleger um predileto. Amo todas as minhas crianças.”
Fromagerie Antony - 5, rue de la Montagne - Vieux-Ferrette
http://www.fromagerieantony.fr/