Aprazível: mais bonito do que bom

Maio 2010

Eu não ia ao Aprazível há alguns anos. Na minha memória, a comida era um tanto melhor. Não sei se quem mudou fui eu ou foi o Aprazível. A primeira opção me parece mais provável. Afinal, comer se aprende comendo. Quanto mais se come, mais se sabe diferenciar o que é ruim do que é mediano; o que é excelente do que é apenas bom. E o extraordinário passa a ser algo cada vez mais raro... Caminho sem volta esse.

A medir pelo meu último almoço por lá, nada justificaria qualificar o Aprazível como mais do que mediano. A não ser o cenário. Este merece todos os adjetivos. O restaurante está ainda mais bonito Rusticidade e bom gosto ditando um resultado cheio de brasilidade. Sem dúvida, um dos restaurantes mais bonitos da cidade.

Sem falar na vista que se tem de lá...

Voltando à comida, começamos com pães de queijo da casa recheados com linguiça mineira grelhada. Combinação diabólica essa, poucas chances de dar errado. É bem verdade que o pão de queijo podia estar mais macio, mas, ainda assim, eu poderia passar a tarde toda a base de mais algumas porções daquela...

Mas fui adiante com a “Rainha do Baião”, um filé de tilápia inexpressivo, acompanhado de quiabo e um baião de dois que pedia mais umidade, mais sabor, mais pegada.

Melhor estava a Galinhada Caipira, um bom arroz de galinha caipira com lingüiça, que chegou à mesa com couve refogada, banana assada e feijão escaldado. Acompanhamentos apenas corretos. Parece banal fazer um belo feijão, uma boa couve, mas a verdade é que a simplicidade é um desafio.

Sem mais, encerramos com doces mineiros e queijo da Serra da Canastra pra diminuir a possibilidade de decepção. Todos muito bons. Do doce de leite e da goiabada, vindos da fazenda da proprietária do restaurante (assim me assegurou o garçom) eu poderia comer quilos...

Certamente voltarei ao Aprazível. Porque é um dos cantos mais agradáveis do Rio de Janeiro. Encravado em Santa Teresa, que é, pra mim, um dos bairros mais encantadores da cidade, é lugar ideal pra esses almoços que atravessam longas tardes de domingo. Mas, das próximas vezes, vou preparada, sem maiores pretensões gastronômicas.

 

Aprazível – Rua Aprazível 62
Santa Teresa
www.aprazivel.com.br

As atualizações do blog também estão no meu twitter.

© Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados

Envie para um amigo:

*
*

Assinar Newsletter:

Remover email: